segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado



A rede mundial de computadores (Internet) surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico.  Mas foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes.
A ideia de rede social começou a ser utilizada a cerca de um século atrás e conceitua um conjunto de relações entre membros de um sistema social em diferentes dimensões. Isto é, possibilita relacionamentos não hierárquicos entre os participantes.
As redes sociais são uma forma de interação social, cujo objetivo é buscar conectar pessoas e proporcionar a comunicação e, portanto, utilizar laços sociais dessa forma pode ser descritas como: formas de compartilhamento de informações, entre usuários com as mesmas motivações e gostos. Assim, um grupo de discussão é composto por indivíduos que possuem identidades semelhantes. Portanto, pode-se denomina-la como uma instituição social.
Já que são instituições sociais, segundo o pensamento de Max Weber, teremos que observar os indivíduos que a compõem e suas ações, se quiser compreende-las.
Os sites de redes sociais são formados por perfis de usuários – conjunto de gostos, interesses, hobbies, escolaridade, profissão ou outras coisas que podem ser compartilhadas.
É importante que as organizações e governos voltem seus olhares para essas redes porque através delas pode-se, por exemplo, conduzir um jovem desconhecido ao poder, como no caso do atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama; destituir o poder de um governante tirano ou evitar um desastre natural, bem como um terremoto ou tsunami.

Referência:
·         REDES Sociais. Disponível em: <http://h30458.www3.hp.com/br/ptb/smb/941786.html>. Acesso em: 19 dez. 2011.
·         REDES Sociais. Disponível em: <http://informacaonaweb.wordpress.com/2008/06/25/o-que-sao-redes-sociais/>. Acesso em: 19 dez. 2011.
·         INTERNET, origem Da. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/internet/>. Acesso em: 19 dez. 2011.
·         REDES Sociais. Disponível em: <http://www.mestreseo.com.br/category/redes-sociais/>. Acesso em: 19 dez. 2011.
·         REDE Social. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social>. Acesso em: 19 dez. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário