domingo, 18 de dezembro de 2011

Afinal, o que é um blog?




Blog é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de "posts” (postagens).

A maioria das pessoas utiliza-o como uma espécie de diário pessoal ("caso queira fazer isso, é preferível que você use um micro blog, como por exemplo, o twitter") pelo fato de este poder ser utilizado para diversos fins. Uma de suas vantagens é a permissão que os usuários publiquem informações sem possuir um conhecimento especializado sobre construção de sites.
"A mensagem passou a modelar o meio, quando no início de 2000, o Blogger introduziu uma inovação – o permalink, conhecido em português como ligação permanente ou apontador permanente – que transformaria o perfil dos blogs. Os permalinks garantiam a cada publicação num blog uma localização permanente - uma URL – que poderia ser referenciada. Anteriormente, a recuperação em arquivos de blogs só era garantida através da navegação livre (ou cronológica). O permalink permitia então que os blogueiros pudessem referenciar publicações específicas em qualquer blog."
As postagens são organizadas de forma cronologicamente inversa na página, de forma que as atualizações mais recentes ou mais antigas apareçam primeiro.
"Usar um blog é como mandar uma mensagem instantânea para toda a web: você escreve sempre que tiver vontade e todos que visitam seu blog tem acesso ao que você escreveu."
Ele é como uma página de notícias que segue uma linha do tempo com um fato após o outro e pode ser voltado para: entretenimento, informações e notícias.
O blog é uma importante ferramenta de comunicação e, caso seja usado de forma correta, não poderá ser considerado de forma alguma como uma "perda de tempo", pois o autor de artigos presentes nesse blog é obrigado a escrever, ler, pesquisar e buscar conhecimento, informações,etc.
Para evitar o plágio
"O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (textomúsica, obra pictóricafotografia, obraaudiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença à outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma."
Para evitar o plágio pesquise e se informe, você deve saber o que vai ser publicado em seu blog.
No Código Penal Brasileiro, em vigor, no Título que trata dos Crimes Contra a Propriedade Intelectual, nós nos deparamos com a previsão de crime de violação de direito autoral – artigo 184 – que traz o seguinte teor: Violar direito autoral: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. E os seus parágrafos 1º e 2º, consignam, respectivamente:
§1º Se a violação consistir em reprodução, por qualquer meio, com intuito de lucro, de obra intelectual, no todo ou em parte, sem autorização expressa do autor ou de quem o represente, (...): Pena – reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa, (...).
§ 2º Na mesma pena do parágrafo anterior incorre quem vende, expõe à venda, aluga, introduz no País, adquire oculta, empresta troca ou tem em depósito, com intuito de lucro, original ou cópia de obra intelectual, (...), produzidos ou reproduzidos com violação de direito autoral.


Referências:


  • PLÁGIO Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Pl%C3%A1gio>. Acesso em: 18 dez. 2011.
  • BLOG Disponível em: <http://blogger.globo.com/br/about.jsp>. Acesso em: 18 dez. 2011.
  • BLOG Disponível em: <http://www.interney.net/blogfaq.php?p=6490966>. Acesso em: 18 dez. 2011.
  • BLOG Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog>. Acesso em: 18 dez. 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário