"Prática de conseguir expor mercadoria em meio ou ambiente ou oportunidade inesperados, promovendo-lhe a imagem. Merchandising é uma ferramenta de marketing caracterizada como um conjunto de técnicas responsáveis pela apresentação plausível de produtos que estão á venda, com o objetivo de acelerar a rotatividade deste."
Ao realizar essa prática, a empresa tem o objetivo de: aumentar o volume das vendas de determinado produto em comparação aos da concorrência, valorizar a imagem da marca e fazer com que seus investimentos naquele produto “valiam a pena”. Nada mais é do que adaptação às necessidades do mercado fazendo com que seus clientes hajam por impulso (uma compra não planejada, no momento em que o cliente vê o produto e acha que ele pode ser útil).“Em inglês, merchand é mercador. Merchandising, portanto, significa destacar a mercadoria. Enquanto o Marketing explora imagem da empresa como um todo, incluindo logomarca, promoção, distribuição, mídia, tudo enfim, o merchandising é a exposição do produto. Mostrar o produto é fazer merchandising. Merchandising na TV, por exemplo, é colocar o produto no meio de uma cena de novela. Mas existe também o merchandising no ponto-de-venda, que tem como responsabilidade destacar o produto perante os demais. Assim, outdoors, placas em padarias, ônibus, degustação em supermercados também são ações de merchandising. Tudo o que coloca o produto em evidência é merchandising“, destaca Ronald Peach Jr., sócio da Oficina do Merchandising. “Fonte: Merchandising no ponto-de-venda. Autora: Regina Blessa.
A diferença entre o merchandising comum e o editorial é que o editorial se refere à prática de inclusão sutil de produtos, serviços, marcas e empresas em obras de entretenimento, principalmente audiovisuais, como novelas, filmes, games etc. Em outros países é denominado de Tie-In, são aquelas aparições sutis de uma marca de sandália, ou refrigerantes no meio de uma cena qualquer. "Quem não se irrita quando está assistindo seu programa de TV favorito e este é interrompido para que o apresentador comente e faça o "merchand" de uma marca?". Mas isso é importante porque a marca desse produto patrocina o programa e matem-no no ar e dentro, do conteúdo do programa, os espaços editoriais são bem mais nobres e caros oferecendo assim, maior credibilidade e recepção do produto.Referências:· MERCHANDISING Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Merchandising#Merchandising_editorial_-_Tie_In>. Acesso em: 19 dez. 2011.· MERCHANDISING Disponível em: <http://www.andrehavro.com/2008/10/24/merchandising-editorial/>. Acesso em: 19 dez. 2011.· MERCHANDISING Disponível em: <http://www.administradores.com.br/aperfeicoamento/livros/merchandising-no-ponto-de-venda/100/>. Acesso em: 19 dez. 2011.· MERCHANDISING Disponível em: <http://merchanroch.blogspot.com/2009/05/exemplos-concretos-de-merchan-no-ponto.html>. Acesso em: 19 dez. 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário