quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Estratégias energéticas(1)


Até o século XVIII, a evolução do consumo e o aprimoramento de novas tecnologias de geração de energia foram lentos e descontínuos.
A Revolução Industrial alterou substancialmente esse panorama. Os ciclos iniciais de inovação tecnológica da economia industrial foram marcados pela incorporação de novas fontes de energia: assim, o pioneiro ciclo hidráulico foi sucedido pelo ciclo do carvão, que por sua vez cedeu lugar ao ciclo do petróleo.
A primeira usina de eletricidade do mundo surgiu em Londres, em 1881, e a segunda em Nova Iorque, no mesmo ano. Ambas forneciam energia para a iluminação.
Atualmente, os recursos energéticos mais utilizados no mundo são o carvão, o petróleo e o gás natural, a água e os minerais radioativos: juntos, eles correspondem à cerca de 90% do consumo energético mundial.

 A utilização de qualquer um deles acarreta danos ambientais. As fontes de energia limpas e renováveis, tais como a energia solar, eólica e a geotérmica, ainda constituem parcelas desprezíveis no balanço mundial, em que pese os grandes investimentos em pesquisa realizados para torná-las mais eficientes e menos caras.
A queima do petróleo, do carvão e, em menor escala, do gás natural, libera gases poluentes na atmosfera, como os gases estufa (gases que aumentam a retenção de calor na atmosfera).
Por exemplo, o transporte marítimo do petróleo é uma atividade potencialmente impactante devido aos riscos de vazamento. Os impactos ambientais provocados pela exploração das grandes minas carboníferas devasta a cobertura vegetal. As grandes usinas hidrelétricas exigem a inundação de vastas áreas, causando alterações nos ecossistemas.
A energia nuclear gera resíduos altamente contamináveis, em caso de acidentes; como o de Fukushima, em que ocorreu um terremoto (4° maior da história) e tsunamis que atingiram a central nuclear Fukushima Daiichi, liberando assim, partículas radiotivas na atmosfera.
“A desmontagem da usina nuclear de Fukushima Daiichi deve levar de três a quatro décadas, disse o governo japonês nesta quarta-feira (21), ao divulgar planos para a próxima fase da enorme e custosa operação de limpeza no complexo atômico devastado por um tsunami em março. Pelo "mapa" divulgado nesta quarta, o próximo passo, ao longo de dois anos, será a retirada do combustível gasto que está dentro da usina. Depois, haverá a remoção de restos de combustível fundido dos reatores danificados - mas isso deve começar só daqui a dez anos. O plano do governo alerta que ainda é preciso desenvolver todas as tecnologias necessárias para que a usina possa ser desmontada num prazo de 30 a 40 anos.”
Certas correntes de pensamento ambientalista sustentam que despoluir o planeta implica diminuir a utilização destes recursos, ou, pelo menos, mantê-la em níveis próximos aos atuais. Entretanto, os níveis de consumo vigentes nos países ricos são muitas vezes superiores aos dos países pobres. Assim, os patamares atuais excluem grande parte da humanidade não apenas da condição de poluidores, mas do consumo de bens e serviços considerados essenciais, e que precisam de energia para ser produzidos e distribuídos. Por isso, outra correntes defendem que a solução mais correta seria a adoção de padrões de consumo compatíveis com a sustentabilidade ambiental nos países ricos.

Referências:
  •      FUKUSHIMA Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/12/desmontagem-de-fukushima-levara-ate-40-anos-diz-governo-japones-1.html>. Acesso em: 21 dez. 2011.
  •      ESTRATÉGIAS energéticas In: MAGNOLI, Demétrio; ARAÚJO, Regina. Geografia Geral e do Brasil: A construção do mundo. São Paulo: Moderna, 2005. Cap. 10, p. 167-169.

Nicolau Maquiavel (1)


Maquiavel nasceu em Florença em 3 de maio de 1469 numa Itália "esplendorosa mas infeliz", no dizer do historiador Garin.
A península era então constituída por uma série de pequenos Estados, com cultura, regimes políticos e desenvolvimento econômico; variados.
Tratava-se, a rigor, de um verdadeiro mosaico, sujeito a conflitos contínuos e alvo de constantes invasões por parte de estrangeiros.
Nos últimos anos do século, entretanto, a desordem e a instabilidade eram incontroláveis. Às dissensões internas e entre regiões somaram-se as invasões das poderosas nações vizinhas França e Espanha.
Neste cenário conturbado, no qual a maior parte dos governantes não conseguia manter-se no poder por um período superior a dois meses, Maquiavel passou sua infância e adolescência. Sua família não era nem aristocrática, nem rica. Seu pai, advogado, como um típico renascentista era um estudioso das humanidades, tendo se empenhado em transmitir uma aprimorada educação clássica para seu filho.
Dessa forma, com orgulho, noticiava a um amigo que Nicolau, com apenas 12 anos, já redigia no melhor estilo em latim, dominando a retórica greco-romana. Apesar da avaliação paterna, apenas em 1498, quando já tinha 29 anos, tem-se a primeira notícia de Nico!au exercendo um cargo de destaque na vida pública.
Maquiavel passa então a ocupar a Segunda Chancelaria, posição de considerável responsabilidade na administração do Estado. Nessa atividade, cumpriu uma série de missões, tanto fora da Itália como internamente, destacando-se sua diligência em instituir uma milícia nacional.
Suas tarefas diplomáticas sofreram, no entanto, uma brusca interrupção quando os Médicis recuperaram o poder e voltaram para Florença. O governante Soderini vai para o exílio e é dissolvida a república. Era o ano de 1512. Maquiavel foi demitido, proibido de abandonar o território florentino pelo espaço de um ano, e ficava-lhe vedado o acesso a qualquer prédio público.
Em 1513, a família Médici consegue uma nova vitória e esta sem precedentes: o cardeal Giovanni de Médicis transforma-se no papa Leão X - o primeiro florentino a conquistar tamanha honraria. Com isso, a cidade, anteriormente hostil à família que derrubara a república, passa a celebrar os novos chefes.
Maquiavel, por sua vez, tenta com a ajuda de seu amigo Vettori, embaixador em Roma, ligado aos Médicis, a libertação e, posteriormente, recuperar seu antigo emprego. Sai da prisão, mas são inúteis suas repetidas gestões para voltar à vida pública. Exilado em sua própria terra, impedido de exercer sua profissão, passa a morar na propriedade que herdara de seu pai e avós em São Casciano.
Depois da redação de O príncipe, ele busca incessantemente voltar às funções públicas. Para conseguir os favores dos Médicis dedica-lhes seu livro e pede a intervenção de amigos. Os governantes são pouco sensíveis aos apelos – para os tiranos ele é um republicano. Finalmente, em 1520, a Universidade de Florença, presidida pelo cardeal Júlio de Médicis, encarrega-o de escrever sobre Florença. Desta incumbência nasce sua última obra e também sua última frustação. Pois, com a queda dos Médicis em 1527 e a restauração da república, Maquiavel vê-se identificado pelos jovens republicanos como alguém que possuía ligações com os tiranos depostos, já que deles recebera a tarefa de escrever sobre sua cidade. Desta vez, viu-se vencido. Esgotaram-se suas forças. A república considerou-o seu inimigo. Desgostoso, adoece e morre em junho.

Referências:
  •     SADEK, Maria Tereza. Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtù. In: WEFFORT, Francisco C.. Os clássicos da política. São Paulo: Ática, 2003. Cap. 2, p. 11-50.


terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Sustentabilidade


Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade (a exemplo do eco vilas), até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:
  •        Ecologicamente correto;
  •        Economicamente viável;
  •        Socialmente justo;
  •        Culturalmente diverso.

O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (United Nations Conference on the Human Environment - UNCHE), realizada em Estocolmo de 5 a 16 de junho de 1972, a primeira conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e a primeira grande reunião internacional para discutir as atividades humanas em relação ao meio ambiente. A Conferência de Estocolmo lançou as bases das ações ambientais em nível internacional, chamando a atenção internacional especialmente para questões relacionadas com a degradação ambiental e a poluição que não se limita às fronteiras políticas, mas afeta países, regiões e povos, localizados muito além do seu ponto de origem.

Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais. 
A adoção de ações de sustentabilidade garante a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

Referências:
  •   SUSTENTABILIDADE. Disponível em: <http://www.sustentabilidade.org.br/>. Acesso em: 20 dez. 2011.
  •   SUSTENTABILIDADE. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade.htm>. Acesso em: 20 dez. 2011.
  • SUSTENTABILIDADE. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade>. Acesso em: 20 dez. 2011.


segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado



A rede mundial de computadores (Internet) surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico.  Mas foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes.
A ideia de rede social começou a ser utilizada a cerca de um século atrás e conceitua um conjunto de relações entre membros de um sistema social em diferentes dimensões. Isto é, possibilita relacionamentos não hierárquicos entre os participantes.
As redes sociais são uma forma de interação social, cujo objetivo é buscar conectar pessoas e proporcionar a comunicação e, portanto, utilizar laços sociais dessa forma pode ser descritas como: formas de compartilhamento de informações, entre usuários com as mesmas motivações e gostos. Assim, um grupo de discussão é composto por indivíduos que possuem identidades semelhantes. Portanto, pode-se denomina-la como uma instituição social.
Já que são instituições sociais, segundo o pensamento de Max Weber, teremos que observar os indivíduos que a compõem e suas ações, se quiser compreende-las.
Os sites de redes sociais são formados por perfis de usuários – conjunto de gostos, interesses, hobbies, escolaridade, profissão ou outras coisas que podem ser compartilhadas.
É importante que as organizações e governos voltem seus olhares para essas redes porque através delas pode-se, por exemplo, conduzir um jovem desconhecido ao poder, como no caso do atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama; destituir o poder de um governante tirano ou evitar um desastre natural, bem como um terremoto ou tsunami.

Referência:
·         REDES Sociais. Disponível em: <http://h30458.www3.hp.com/br/ptb/smb/941786.html>. Acesso em: 19 dez. 2011.
·         REDES Sociais. Disponível em: <http://informacaonaweb.wordpress.com/2008/06/25/o-que-sao-redes-sociais/>. Acesso em: 19 dez. 2011.
·         INTERNET, origem Da. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/internet/>. Acesso em: 19 dez. 2011.
·         REDES Sociais. Disponível em: <http://www.mestreseo.com.br/category/redes-sociais/>. Acesso em: 19 dez. 2011.
·         REDE Social. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social>. Acesso em: 19 dez. 2011.

Merchandising


"Prática de conseguir expor mercadoria em meio ou ambiente ou oportunidade inesperados, promovendo-lhe a imagem. Merchandising é uma ferramenta de marketing caracterizada como um conjunto de técnicas responsáveis pela apresentação plausível de produtos que estão á venda, com o objetivo de acelerar a rotatividade deste."


Ao realizar essa prática, a empresa tem o objetivo de: aumentar o volume das vendas de determinado produto em comparação aos da concorrência, valorizar a imagem da marca e fazer com que seus investimentos naquele produto “valiam a pena”. Nada mais é do que adaptação às necessidades do mercado fazendo com que seus clientes hajam por impulso (uma compra não planejada, no momento em que o cliente vê o produto e acha que ele pode ser útil).
“Em inglês, merchand é mercador. Merchandising, portanto, significa destacar a mercadoria. Enquanto o Marketing explora imagem da empresa como um todo, incluindo logomarca, promoção, distribuição, mídia, tudo enfim, o merchandising é a exposição do produto. Mostrar o produto é fazer merchandising. Merchandising na TV, por exemplo, é colocar o produto no meio de uma cena de novela. Mas existe também o merchandising no ponto-de-venda, que tem como responsabilidade destacar o produto perante os demais. Assim, outdoors, placas em padarias, ônibus, degustação em supermercados também são ações de merchandising. Tudo o que coloca o produto em evidência é merchandising“, destaca Ronald Peach Jr., sócio da Oficina do Merchandising. “
Fonte: Merchandising no ponto-de-venda. Autora: Regina Blessa.

As pesquisas mostram que 85 % das compras são decididas dentro da loja na hora da compra, o que tem levado muitas empresas a aumentar sua verba em merchandising para garantir que todo seu esforço de meses em planejamento e divulgação não seja perdido.
A diferença entre o merchandising comum e o editorial é que o editorial se refere à prática de inclusão sutil de produtos, serviços, marcas e empresas em obras de entretenimento, principalmente audiovisuais, como novelas, filmes, games etc. Em outros países é denominado de Tie-In, são aquelas aparições sutis de uma marca de sandália, ou refrigerantes no meio de uma cena qualquer. "Quem não se irrita quando está assistindo seu programa de TV favorito e este é interrompido para que o apresentador comente e faça o "merchand" de uma marca?". Mas isso é importante porque a marca desse produto patrocina o programa e matem-no no ar e dentro, do conteúdo do programa, os espaços editoriais são bem mais nobres e caros oferecendo assim, maior credibilidade e recepção do produto.

Referências:
·         MERCHANDISING Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Merchandising#Merchandising_editorial_-_Tie_In>. Acesso em: 19 dez. 2011. 
·         MERCHANDISING Disponível em: <http://www.andrehavro.com/2008/10/24/merchandising-editorial/>. Acesso em: 19 dez. 2011.
·         MERCHANDISING Disponível em: <http://www.administradores.com.br/aperfeicoamento/livros/merchandising-no-ponto-de-venda/100/>. Acesso em: 19 dez. 2011. 
·         MERCHANDISING Disponível em: <http://merchanroch.blogspot.com/2009/05/exemplos-concretos-de-merchan-no-ponto.html>. Acesso em: 19 dez. 2011.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Memes de Internet, o que são?



A maioria das pessoas acredita que memes são apenas os personagens daquelas tirinhas presentes em sites como o nãointendomemesdanet,etc. 
A expressão meme, na internet, é utilizada para conceituar algo que se espalha rapidamente. Eles são utilizados como forma de entretenimento, através de fatos rotineiros, e com o objetivo publicitário. Memes são fenômenos da internet e se referem a pessoas ou a qualquer coisa que se torne celebridade instantânea, vire moda,etc. 

“Na sua forma mais básica, um Meme de Internet é simplesmente uma ideia que é propagada através da World Wide Web. Esta ideia pode assumir a forma de um hiperlink, vídeo, imagem, website, hashtag, ou mesmo apenas uma palavra ou frase. Este meme pode se espalhar de pessoa para pessoa através das redes sociais, blogs, e-mail direto, fontes de notícias e outros serviços baseados na web tornando-se geralmente viral.


Um meme de Internet pode permanecer o mesmo ou pode evoluir ao longo do tempo, por acaso ou por meio de comentários, imitações, paródia, ou mesmo através da recolha de relatos na imprensa sobre si mesmo. Memes de Internet podem evoluir e se espalhar mais rapidamente, chegando às vezes a popularidade em todo o mundo e desaparecendo tudo em poucos dias. Eles estão distribuídos de forma orgânica, voluntariamente, e peer-to-peer, ao invés de por meio predeterminado ou automatizado. “Uma importante característica de um meme é: poder ser recriado ou reutilizado por qualquer pessoa.”

"Forever Alone é um personagem que surgiu em Tumblr's e que depois se espalhou por sites americanos, ele retrata a solidão extrema de um personagem."
"Sabe aquela sensação de poder? De se sentir fodasticamente foda? Como se fosse o cara mais legal, poderoso e descolado do mundo com as coisas mais simples possíveis? o FUCK YEA é o retrato disso."
“O Rage Guy, mais conhecido no Brasil como FFFUUUU tornou popular através do 4chan”. Ele retrata um momento de raiva ou fúria. Uma situação que de tanta raiva dá vontade de gritar “fffuuuu”.
Referências: 
MEME Disponível em: <http://www.naointendo.com.br/>. Acesso em: 18 dez. 2011.
MEME Disponível em: <http://www.memesdanet.com.br/>. Acesso em: 18 dez. 2011.
MEME Disponível em: <http://www.ahnegao.com.br/2011/07/o-que-e-meme-2.html>. Acesso em: 18 dez. 2011.
MEME Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Memes_de_Internet>. Acesso em: 18 dez. 2011.
MEME Disponível em: <http://semradar.com.br/2011/01/16/origem-dos-memes-rage-guy-fffuuuu/>. Acesso em: 18 dez. 2011.



Afinal, o que é um blog?




Blog é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de "posts” (postagens).

A maioria das pessoas utiliza-o como uma espécie de diário pessoal ("caso queira fazer isso, é preferível que você use um micro blog, como por exemplo, o twitter") pelo fato de este poder ser utilizado para diversos fins. Uma de suas vantagens é a permissão que os usuários publiquem informações sem possuir um conhecimento especializado sobre construção de sites.
"A mensagem passou a modelar o meio, quando no início de 2000, o Blogger introduziu uma inovação – o permalink, conhecido em português como ligação permanente ou apontador permanente – que transformaria o perfil dos blogs. Os permalinks garantiam a cada publicação num blog uma localização permanente - uma URL – que poderia ser referenciada. Anteriormente, a recuperação em arquivos de blogs só era garantida através da navegação livre (ou cronológica). O permalink permitia então que os blogueiros pudessem referenciar publicações específicas em qualquer blog."
As postagens são organizadas de forma cronologicamente inversa na página, de forma que as atualizações mais recentes ou mais antigas apareçam primeiro.
"Usar um blog é como mandar uma mensagem instantânea para toda a web: você escreve sempre que tiver vontade e todos que visitam seu blog tem acesso ao que você escreveu."
Ele é como uma página de notícias que segue uma linha do tempo com um fato após o outro e pode ser voltado para: entretenimento, informações e notícias.
O blog é uma importante ferramenta de comunicação e, caso seja usado de forma correta, não poderá ser considerado de forma alguma como uma "perda de tempo", pois o autor de artigos presentes nesse blog é obrigado a escrever, ler, pesquisar e buscar conhecimento, informações,etc.
Para evitar o plágio
"O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (textomúsica, obra pictóricafotografia, obraaudiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença à outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma."
Para evitar o plágio pesquise e se informe, você deve saber o que vai ser publicado em seu blog.
No Código Penal Brasileiro, em vigor, no Título que trata dos Crimes Contra a Propriedade Intelectual, nós nos deparamos com a previsão de crime de violação de direito autoral – artigo 184 – que traz o seguinte teor: Violar direito autoral: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. E os seus parágrafos 1º e 2º, consignam, respectivamente:
§1º Se a violação consistir em reprodução, por qualquer meio, com intuito de lucro, de obra intelectual, no todo ou em parte, sem autorização expressa do autor ou de quem o represente, (...): Pena – reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa, (...).
§ 2º Na mesma pena do parágrafo anterior incorre quem vende, expõe à venda, aluga, introduz no País, adquire oculta, empresta troca ou tem em depósito, com intuito de lucro, original ou cópia de obra intelectual, (...), produzidos ou reproduzidos com violação de direito autoral.


Referências:


  • PLÁGIO Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Pl%C3%A1gio>. Acesso em: 18 dez. 2011.
  • BLOG Disponível em: <http://blogger.globo.com/br/about.jsp>. Acesso em: 18 dez. 2011.
  • BLOG Disponível em: <http://www.interney.net/blogfaq.php?p=6490966>. Acesso em: 18 dez. 2011.
  • BLOG Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog>. Acesso em: 18 dez. 2011.